quarta-feira, 25 de julho de 2007

ACORDA LULA! ACORDA MEC!

Infelizmente, os estudantes e a comunidade acadêmica da UFS, passam por uma situação caótica, fruto de uma política irresponsável dos 18 de anos de governos neoliberais (Collor, FHC e Lula) para com a educação pública no país. Governos que para os grandes empresários, banqueiros e latifundiários dão tudo e para o povo e áreas sociais dão migalhas.
Para ilustrar, foram criados cursos na cidade de Laranjeiras sem um Campus. O que existe lá é uma instalação provisória onde não existe sequer uma biblioteca, muito menos Restaurante Universitário, Transporte, laboratórios, etc. Conseqüência: nenhuma condição de estudo e estudantes desistindo dos cursos. No Campus Itabaiana, só depois de muita luta estudantil que se conseguiu algumas melhorias. Esta é a expansão populista do governo federal: muita propaganda para o povo e muitos problemas para os estudantes. Expansão para nós deve ser com qualidade!
No curso de odontologia não há os equipamentos e instrumentos básicos para o ensino dos estudantes. Como continuar estudando assim?
Outro problema crônico é a precariedade em que se encontra a assistência estudantil, a política responsável por garantir a permanência dos estudantes na Universidade. Não há Restaurantes Universitários nos novos Campi, as residências universitárias não atendem a demanda, as bolsas de auxílio aos estudantes de baixa renda servem como mão-de-obra barata e para suprir a falta de contratação de funcionários por parte do governo federal, não há creches para os filhos de estudantes, etc.ESTUDANTES DA UFS PARALISADOS HÁ 41 DIAS.Poderíamos citar tantos outros problemas como a falta de professores efetivos, de bolsas de pesquisa e extensão, etc. Esta é a realidade não só da UFS, mas sim de todas as outras universidades públicas. Nossa luta está inserida dentro da onda de mobilizações que vem acontecendo em todo o país. Nossa luta é nacional: Paralisações Estudantis, Greves, Ocupações de Reitorias e diversas Jornadas de Lutas. Exigindo dentre outros pontos:

· Aplicação de 7% do PIB na educação pública;
· Plano Nacional de Assistência Estudantil com verba específica e suficiente;
· Expansão e Criação de novos cursos e Campi com qualidade;
· A não privatização dos hospitais universitários pelo governo Lula;
· Contratação de professores efetivos e servidores;

O que fazer??
Vamos é protestar e reivindicar uma educação pública de qualidade. Vamos é mostrar a situação da UFS. Vamos é pressionar por melhorias na UFS. Vamos à luta!!


PROTESTO NA VINDA DE LULA
Concentração: 8:30 da manhã, da quinta-feira, no terminal do DIA e às 9:30 horas seguir rumo ao CIC.

Frente de Paralisação Estudantil da UFS

Nenhum comentário: