sábado, 24 de novembro de 2007

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

24 de novembro de 2007.

Recentemente, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais Caio Amado (Cacam), tem sido alvo de acusações irreais e sem fundamentos. De acordo com esses ataques, a diretoria do Cacam estaria levando à frente uma relação financeira inescrupulosa com a atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), por conta de “empréstimos” que estão sendo discriminados na prestação de contas deste último.

Sabemos que os autores desses ataques têm o intuito primordial de enfraquecer a atual gestão do DCE, visto que muitas pessoas aproveitam a chegada das eleições para desvirtuar os fatos, com o objetivo de confundir a opinião pública. No entanto, como o Cacam tem sido citado como partícipe de um possível “apadrinhamento”, sentimo-nos na obrigação de lançar essa nota, e esclarecer alguns pontos que estão em aberto.

O Conselho de Entidades de Base (CEB), é um encontro formal entre o DCE e os Centros/Diretórios Acadêmicos (CA´s e DA´s) da universidade, com o Conselho de Residentes (CR) e com a Associação Atlética Universitária (AAU). Pois bem, no último CEB, ocorrido em 07 de novembro do corrente, a atual diretoria do DCE apresentou o balanço financeiro de sua gestão. No documento, constam algumas “doações”, ou seja, ajudas de custo solicitadas pelo Cacam, para a realização de algumas atividades. Por conta disso, a nossa entidade estudantil vem sendo acusada de ser “favorecida”, “privilegiada”, e até mesmo recebendo a alcunha vulgar de “mensaleira”.

Em novembro de 2006, o Cacam realizou o Conselho Regional de Entidades de Ciências Sociais (CORECS), no qual recebemos estudantes de vários estados (PB, RN, CE, AL, MA), para encaminhar atividades de união regional. Em abril desse ano, levamos uma delegação de Ciências Sociais para o XIII Encontro Regional Norte-Nordeste de Estudantes (ERECS), em Fortaleza, no Ceará. Em junho, organizamos o Forró do Corredor duas vezes, tradicional festa de recepção os calouros, que tem o caráter, também, de integração com outros cursos.

Todas essas atividades demandam dinheiro e, após a retirada da máquina de xerox que alugava o espaço físico do Cacam, passamos a nos auto financiar, com rifas, festas, bazares e pedindo auxílio a outras entidades. Além do DCE, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROEST -, entidade administrativa da universidade, também nos ajudou quando a procuramos, nos doando alimentos e material de limpeza para realização do CORECS.

Qualquer estudante matriculado na UFS, ou qualquer entidade estudantil pode solicitar ajuda de custo a qualquer outra entidade de maior porte na UFS, ou até mesmo fora dela. Isso é uma questão de autonomia, quando o processo é feito com transparência. E assim fez o Cacam, quando pensou em solicitar ajuda financeira ao DCE. Embora tenhamos convergências políticas com a condução do DCE, nunca nos aproveitamos dessa relação para fins desonestos. Por sua vez, embora apresentemos divergências quanto à atual política de administração da universidade, fomos auxiliados pela mesma, e isso só demonstra que o auxílio mútuo entre entidades da UFS é algo normal e sadio, e que nada tem a ver com favorecimento ou corrupção.

Gostaríamos de deixar claro, também, que nos comprometemos a reembolsar para o DCE a quantia que foi emprestada para pagar uma parte do ônibus do ERECS, por acharmos que seria o mais justo a se fazer. E assim o fizemos. Todas as pessoas que foram ao Ceará, participar do evento, devem se lembrar das dificuldades que passamos para conseguirmos viajar.

Ataques sorrateiros como esses que estão acontecendo nos deixam entristecidos, por colocarem em xeque a honestidade política de nossa condução quanto ao Cacam. Ficamos ainda mais estarrecidos quando vemos que nossos próprios colegas de curso ajudam a desvirtuar os fatos, mesmo sabendo que estão espalhando mentiras. Os colegas agiriam com mais maturidade e honestidade se nos procurassem, em busca de esclarecimentos, ou até mesmo para construir a nossa própria entidade de organização.

Mas, como já foi registrado, lamentamos que atitudes como essa se tornem estratégias sujas de campanha eleitoral, quando o que deve nos impulsionar, no dia-a-dia do movimento estudantil, é a construção coletiva de nossas causas. Que tenhamos sido capazes de esclarecer esses boatos, deixando claro que sempre estaremos abertos às críticas e sugestões.


Atenciosamente,


Centro Acadêmico de Ciências Sociais Caio Amado (CACAM)
Gestão “Resistência Crítica e Militante”
2006-2007

Um comentário:

Tu-Tu disse...

Bem so pra dizer pra glra que tudo o que o Rafael falou que o pessoal do Ceará fez no CORECS é mentira!!!

kkkkkkkk