Postaremos aqui algumas das deliberações do Enecs 2008 realizado na Bahia .Para começar sociologia no ensino médio.
Sociologia no Ensino Médio: Incentivo e investimento nas Licenciaturas. Formulação de uma matriz curricular específica para o ensino daSociologia no Ensino Médio, que contemple as especificidadesregionais. Quando da formulação da matriz curricular específica, que se leve emconta a discussão dos seguintes temas: Relações de poder, incluindo asclasses sociais, gênero, raça, LGBTTS e outras minorias. Formulação de mecanismo legislativos que garanta a exclusividade aoprofissional licenciado em Ciências Sociais a prerrogativa de lecionarno Ensino Médio a disciplina de Sociologia. Contratação imediata de profissionais licenciados em CiênciasSociais para ministrar a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Contra a habilitação a lecionar a disciplina de Sociologia no EnsinoMédio aos outros profissionais não licenciados em Ciências Sociais(Lic. Antropologia, Ciência Política e Sociologia). Que osprofissionais que hoje estão nesta função não sejam expulsos, mastransferido para suas funções de origem, compatíveis com sua formação. Contra os cursos que concedem habilitação a outros profissionais nãoformados na área, hoje ministrados pelas Universidades, em parceriascom Governos. Responsabilizar o Estado, Secretarias de Educação sobre aimplementação concreta da Sociologia no Ensino Médio nas escolas, alémdo controle na regulamentação, tirando os profissionais da área doônus do mau funcionamento estrutural da regulamentação da profissão. Fortalecimento dos Sindicatos de professores para questionar oprofissional licenciado Cientista Social contextualizado com osataques e lutas mais globais, fruto dos ataques à educação. Os estudantes de Ciências Sociais se inserirão nos Sindicatos deSociólogos para fortalecimento das lutas. Incentivo à formação de escolas populares do trabalhador para otrabalhador, com entrada dos movimentos sociais e sindicatos. Articulação com movimentos estudantis secundaristas para ofortalecimento da luta da Sociologia no Ensino Médio. Estimular a discussão nas escolas sobre a implementação daSociologia no Ensino Fundamental. Que cada escola ou Estado viabilize Encontros para se discutir aSociologia no Ensino Médio (conteúdos, regulamentação delicenciaturas e elaboração de materiais de formação). Que estes Encontros tenham continuidade em Encontros e PlenáriasEstaduais com o tema Central da Reforma Universitária e do Reuni. Que, a partir do início das aulas, em Agosto, sejam realizadasSemanas do Calouro/ Calouradas que trate das especificidades dasCiências Sociais, como a Sociologia no Ensino Médio e Licenciaturas,vinculadas à luta contra o Reuni e a Reforma Universitária. Encaminhar para que no próximo ENECS haja mesa com expositoresqualificados sobre o tema.
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